Governo Trump proíbe entrada de Moraes e ministros do STF nos EUA

Marco Rubio, secretário de Estado do governo Trump, anunciou nesta sexta-feira (18) a revogação dos vistos americanos do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, além dos vistos de seus aliados e familiares próximos.

Segundo publicação de Rubio na rede social X, a medida foi tomada em resposta ao que ele chamou de “caça às bruxas política” conduzida por Moraes contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). “O presidente Trump deixou claro que seu governo responsabilizará estrangeiros responsáveis pela censura de expressão protegida nos Estados Unidos. A perseguição e a censura promovidas pelo ministro Alexandre de Moraes violam direitos básicos dos brasileiros e se estendem além das fronteiras do Brasil, atingindo os americanos”, afirmou.

Rubio declarou que a revogação dos vistos ocorre com efeito imediato.

A decisão foi anunciada no mesmo dia em que Alexandre de Moraes determinou o uso de tornozeleira eletrônica por Bolsonaro, além de outras medidas cautelares, como recolhimento noturno e proibição de uso de redes sociais. Segundo Moraes, há indícios de crimes como coação no curso do processo, obstrução de investigação e atentado à soberania por parte do ex-presidente. Para a Procuradoria-Geral da República (PGR), havia “concreta possibilidade” de fuga de Bolsonaro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *