PEC para fim da escala 6×1 ganha novo apoio de deputado maranhense

 

O deputado federal Pedro Lucas (União Brasil-MA) confirmou sua adesão à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que busca debater o fim da jornada de trabalho 6×1, propondo a redução da carga horária máxima para 36 horas semanais, distribuídas em apenas quatro dias. Com essa assinatura, Pedro Lucas se torna o quarto deputado maranhense a apoiar a PEC, que já contava com as adesões de Duarte Júnior (PSB), Rubens Júnior (PT) e Márcio Jerry (PCdoB). A proposta é de autoria da deputada Erika Hilton (PSOL-SP).

Apesar do apoio crescente, a PEC ainda não foi protocolada, pois não alcançou o número mínimo necessário de assinaturas. Para que uma PEC seja oficialmente apresentada, é necessário o aval de um terço dos parlamentares, ou seja, 171 dos 513 membros da Câmara dos Deputados e 27 dos 81 do Senado Federal.

Contudo, a proposta enfrenta críticas de alguns parlamentares que argumentam que a elaboração da PEC é falha. Eles apontam que, ao reduzir a jornada para 36 horas semanais, trabalhando quatro dias de oito horas, na prática, o máximo que os trabalhadores conseguiriam trabalhar seria de 32 horas. Essa inconsistência levanta questões sobre a viabilidade e a eficácia da proposta.

Independentemente das críticas, é fundamental que o tema seja debatido com seriedade e sem politicagem. Diversos países já implementaram sistemas de trabalho menos desgastantes, priorizando a qualidade de vida dos trabalhadores. A discussão em torno da jornada de trabalho é essencial para garantir condições mais justas e humanas no ambiente laboral e pode trazer benefícios tanto para os trabalhadores quanto para a economia como um todo.

Com apenas quatro assinaturas de deputados do Maranhão, é evidente que ainda há um longo caminho a percorrer para que a PEC avance e o tema seja tratado com a devida atenção que merece.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *