Maranhão, 02 de outubro de 2024 – A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (2) a Operação Funâmbulo, voltada para reprimir uma associação criminosa envolvida em crimes eleitorais na cidade de Caxias. A operação investiga um esquema onde os envolvidos ofereciam até R$ 40 mil em espécie para que candidatos desistissem de suas campanhas e apoiassem outro grupo. O objetivo era prejudicar a quantidade mínima de candidatos registrados no partido adversário.
A investigação resultou na identificação da organização criminosa responsável pelos delitos eleitorais. Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão nas residências dos suspeitos diretamente ligados ao esquema. Os investigados poderão responder por associação criminosa e por diversos crimes previstos na legislação eleitoral.
Os valores apreendidos e outros materiais encontrados durante a operação serão encaminhados à Justiça Eleitoral. Quando autorizado judicialmente, esses itens passarão por exames periciais para a coleta de novos elementos e para a identificação de outras pessoas envolvidas e crimes relacionados. A operação destaca o compromisso da Polícia Federal em garantir a integridade do processo eleitoral e combater práticas ilegais que possam comprometer a democracia.