Presidente Lula assina piso salarial da Enfermagem

Acaba de ser assinado o Projeto de Lei do Congresso Nacional que estabelece o pagamento do piso salarial da enfermagem pelo Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nesta terça-feira (18).

A categoria está na luta para que a implementação fosse válida desde o ano passado.
O último episódio foi quando o ministro Luis Roberto Barroso do Supremo Tribunal Federal (STF) travou a decisão do Congresso com a alegação que não haveria fonte de recurso para que o pagamento fosse realizado aos profissionais.

A criação do piso salarial da enfermagem foi resultado de dois anos de articulação da categoria no Congresso Nacional, que precisou não apenas trabalhar junto ao parlamento para criar a lei para o piso.
Após a assinatura de Lula, o projeto será encaminhado ao Congresso Nacional que deverá votar pela aprovação do piso da enfermagem.

Segundo alguns especialistas o impacto da aprovação da medida sobre o setor de saúde será misto, algumas empresas com exposição a estados em que a remuneração é menor poderão ser negativamente impactadas pelo aumento do piso salarial.

Enquanto isso, outras empresas do setor, com operação focada nos grandes centros urbanos, podem não ter um impacto expressivo. Isso porque o nível de salários é naturalmente maior do que o piso.
A cerimônia de assinatura do Piso Salarial foi marcada por muita emoção de todos os enfermeiros presentes no local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *