Medida Provisória

Morte do Papa Francisco: Bolsonaro, ministros de Lula e autoridades lamentam falecimento do pontífice

Ministros do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outras autoridades brasileiras lamentaram, na manhã desta segunda-feira (21/4), a morte do papa Francisco. O pontífice, de 88 anos, faleceu em sua residência oficial, a Casa Santa Marta, no Vaticano, em Roma, durante a madrugada, semanas após enfrentar uma internação por pneumonia.

Jorge Mario Bergoglio, o primeiro papa latino-americano, liderou a Igreja Católica desde 2013, após a renúncia de Bento XVI. Argentino, Bergoglio foi um símbolo de renovação na Igreja e deixa um legado marcado por mensagens de amor, inclusão, fé e justiça social.

Repercussão política no Brasil

O ex-presidente Jair Bolsonaro declarou que “a figura do Papa sempre foi sinal de unidade, esperança e orientação moral”. Segundo ele, “sua partida nos convida à reflexão e à renovação da fé, lembrando-nos da força da espiritualidade como guia para tempos de incerteza”.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, lembrou o encontro com Francisco durante a visita do pontífice ao Rio de Janeiro em 2013. “Foi um grande defensor do acesso gratuito à saúde. Durante toda a pandemia, ergueu sua voz em favor da vacina contra o negacionismo”, disse.

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, afirmou que Francisco “foi o símbolo do diálogo, do acolhimento, da compreensão e, principalmente, da inclusão. Um líder que ficará na história”.

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, publicou uma homenagem acompanhada de uma imagem do papa ao lado de sua mãe, Marinete Silva. “Obrigada por todo seu ensinamento de esperança, amor verdadeiro, humildade e fé. O senhor sempre será eterno em nossos corações e orações”, escreveu.

O ministro do Esporte, André Fufuca, classificou o papa como um “homem de fé e simplicidade” e destacou seu papel de acolher minorias e priorizar os pobres: “Um papa do povo, com alma gigante e coração aberto ao mundo”.

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, destacou o compromisso do pontífice com a democracia e os menos favorecidos. “Que seus ensinamentos de paz, amor e esperança possam inspirar a todos”, afirmou.

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, também se manifestou: “Com pesar, nos despedimos do Papa Francisco. Sua humildade e coragem inspiraram o mundo”.

O ministro do STF, Flávio Dino, disse que o papa foi um “exemplar cristão latino-americano”, destacando sua importância histórica para a Igreja Católica.

Legado do Papa Francisco

Francisco foi reconhecido por sua postura progressista dentro da Igreja, pela defesa dos pobres, do meio ambiente, dos refugiados e dos direitos humanos. Enfrentou temas sensíveis como a inclusão de LGBTs e a abertura ao diálogo inter-religioso, tornando-se uma figura admirada até por não católicos.

O papa será lembrado por sua humildade, por ter escolhido viver em uma residência simples no Vaticano e por seu compromisso com os mais vulneráveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *