Medida Provisória

Eduardo Braide lidera com folga corrida para o Governo do Maranhão em 2026, aponta pesquisa Data M

 

O prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), desponta como favorito na disputa pelo Governo do Maranhão em 2026, segundo pesquisa realizada pelo instituto Data M entre os dias 5 e 10 de maio. O levantamento ouviu 1.800 eleitores em 40 municípios de todas as regiões do estado e possui margem de erro de 2,5 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%.

No cenário estimulado — quando os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados —, Braide aparece com 34,3% das intenções de voto, mais que o dobro do segundo colocado, o ex-prefeito de São Pedro dos Crentes, Lahesio Bonfim (Novo), que soma 15,3%. Ambos são os únicos que atingem dois dígitos na pesquisa.

Na terceira colocação surge o ex-senador Roberto Rocha (União Brasil), com 9,4%, seguido de perto pelo vice-governador Felipe Camarão (PT), com 8,8%, e pelo secretário de Assuntos Municipalistas do governo estadual, Orleans Brandão (MDB), com 6,7%.

O levantamento mostra ainda que 10,7% dos eleitores não votariam em nenhum dos nomes apresentados e 13,4% não souberam ou preferiram não opinar.

Outro dado relevante é que Orleans Brandão supera Felipe Camarão no cenário espontâneo, quando os entrevistados respondem livremente, sem sugestão de nomes. Além disso, Eduardo Braide é o pré-candidato com menor índice de rejeição: apenas 5,8% dos entrevistados afirmaram que não votariam nele de jeito nenhum.

A pesquisa reforça o protagonismo de Braide na disputa eleitoral de 2026, mesmo com o pleito ainda distante. O cenário indica um favoritismo consolidado, mas também um ambiente competitivo entre os demais pré-candidatos na busca por viabilização eleitoral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *