Medida Provisória

Presidente do INSS é afastado por suspeita de envolvimento em esquema bilionário

O presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Alessandro Stefanutto, foi afastado do cargo nesta quarta-feira (23/4) durante a deflagração da Operação Sem Desconto, conduzida pela Polícia Federal (PF). A ação investiga um esquema de cobranças indevidas em contas de aposentados e pensionistas em todo o país.

A operação cumpre 211 mandados de busca e apreensão e 6 mandados de prisão em 13 estados e no Distrito Federal. Segundo a PF, o objetivo é desarticular uma rede nacional de descontos associativos não autorizados aplicados diretamente na folha de pagamento de beneficiários do INSS.

O esquema, revelado pelo portal Metrópoles, teria movimentado cerca de R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024. As cobranças eram feitas por entidades conveniadas ao INSS, sob a justificativa de oferecer vantagens como planos de saúde, seguros e auxílio-funeral. No entanto, muitos aposentados e pensionistas relataram nunca ter autorizado tais descontos.

A sede do INSS, em Brasília, e servidores da atual diretoria também foram alvos da operação. Ao todo, seis servidores foram afastados, e bens no valor de R$ 1 bilhão estão sendo sequestrados.

A investigação mira integrantes das entidades, operadores do esquema e servidores públicos suspeitos de envolvimento. A PF segue aprofundando as apurações para identificar todos os responsáveis pelas irregularidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *