O candidato republicano Donald Trump, de 78 anos, venceu as eleições nos Estados Unidos, garantindo os votos necessários para um novo mandato como presidente, conforme projeção da Associated Press nesta quarta-feira (6).
O resultado foi anunciado por volta das 7h30, após Trump conquistar o estado-chave de Wisconsin e ultrapassar a marca de 270 delegados do Colégio Eleitoral, quantidade necessária para assegurar a vitória. Ele assumirá o cargo em 20 de janeiro de 2025.
Embora a contagem das cédulas ainda não tenha sido finalizada, a margem de votos adquirida por Trump já era inultrapassável pela concorrente democrata Kamala Harris. Autoridades internacionais comentaram o resultado e parabenizaram o republicano pela vitória.
Além de Wisconsin, Trump também triunfou em outros estados decisivos, como Pensilvânia, Carolina do Norte e Geórgia, e liderava em Michigan, Nevada e Arizona até a última atualização desta reportagem.
Esses estados, conhecidos como “estados-pêndulo” (ou “swing states”), são considerados cruciais, pois a escolha entre um presidente republicano ou democrata varia, tornando o resultado imprevisível. O total de delegados que representam esses estados é fundamental para definir o vencedor da eleição.