Golpe promete antecipar restituição do Imposto de Renda, alerta Receita Federal

 

 

 

 

Uma tentativa de golpe, promovida em sites, está causando transtornos, pois alegam antecipar a restituição do Imposto de Renda 2023. A Receita Federal comunicou, nesta sexta-feira (19), por meio de nota, um alerta para os sites que falam em “vantagens incríveis” ao contribuinte, pois prometem ao pagante a restituição caso eles enviem dados, documentos e informações fiscais.

“Em alguns casos, requerem até o pagamento de taxas a fim de “acelerar” determinado procedimento”, informa a Receita. Como esclarecimento, o órgão reforça que não há como antecipar restituição, pois os lotes são estabelecidos pela Receita, seguindo os critérios de ordem de prioridade e data de entrega.

No comunicado, a instituição informou que há, sim, uma linha de empréstimos de bancos e financeiras, no qual realiza antecipação da restituição. Porém, não ocorre dessa forma, e o contato é direto com o estabelecimento. A consulta do primeiro lote de restituição será liberada até a próxima quarta-feira (24), e o pagamento pode ser feito no dia 31. Os beneficiados nesta remessa serão contribuintes que estão na lista de prioridade e entregaram os seus dados até 10 de maio.

A Receita destaca que “não há antecipação desta lista”, pois a definição de cada beneficiado para os próximos quatro lotes de restituição, um a cada mês entre junho e setembro, sempre com pagamento no último dia útil, vai depender do número de pagantes incluídos em cada lote.

“A Receita Federal não manda email, SMS, mensagem no WhatsApp ou Telegram solicitando alguma informação”, afirma a instituição. A comunicação é feita normalmente por carta e, por isso, é solicitado que o contribuinte mantenha o endereço atualizado, ressaltando que não enviam links ou pedidos por meio eletrônico para preenchimento de dados cadastrais ou fiscais.

Como orientação, a Receita acrescenta que as pessoas devem entrar na página oficial da instituição para retirar dúvidas e façam consultas sobre a declaração através do e-CAC (Centro de Atendimento Virtual) ou no aplicativo Meu Imposto de Renda.

Para checar as pendências no e-CAC, o contribuinte precisa ter um login e senha no site do governo (gov.br), além de está com o nível prata ou ouro. Feito o login, vá na opção “Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRF)” e clique na aba “Processamento”. Depois, escolha o item “Pendências de Malha”, se for constatada alguma inconsistência, será informado o motivo da retenção. Por isso, o contribuinte precisa corrigir e enviar uma declaração retificadora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *