Maranhão tem 31 cidades em situação de emergência devido às chuvas

O Maranhão tem 31 municípios em situação de emergência e somente Santa Inês decretou estado de calamidade pública, devido aos problemas na BR-316, que teve um trecho cortado com as fortes chuvas. Esta informação foi dada pelo governador Carlos Brandão, durante inauguração do Mercado Municipal de Barreirinhas, na sexta-feira, 10.


“Temos 31 municípios em situação de emergência, em que a própria gestão municipal consegue atuar, e os decretos municipais têm período de seis meses de duração. Apenas um município decretou estado de calamidade pública, Santa Inês, em razão de uma rodovia federal ter sido cortada. A cidade recebeu todo apoio do Governo Federal e do nosso Governo do Maranhão”, afirmou Carlos Brandão.

Durante a agenda em Barreirinhas, o governador Carlos Brandão e sua comitiva visitaram famílias afetadas pelas fortes chuvas. O grande volume de água alagou regiões da cidade que enfrentam problemas de drenagem e onde há incidência de construções em áreas irregulares.

“Em nossa passagem por Barreirinhas, vistoriamos os pontos de alagamentos causados pelas chuvas. A situação no município está sob controle, e estamos monitorando o caso de perto, dando todo o suporte necessário e de forma integral para as famílias afetadas”, informou o governador, enquanto ouvia a população.

Nesta semana, em postagem nas redes sociais, Brandão comunicou que, até o momento, nenhum município maranhense está coberto por águas, segundo aponta a Coordenação de Proteção e Defesa Civil. Ainda segundo o governador, todas as famílias que ficaram desabrigadas, por consequência das chuvas, já retornaram para suas casas.

Investimentos de R$ 7 mi no Mercado de Barreirinhas

Executada pelo Governo do Maranhão, a reforma e adequação do Mercado de Barreirinhas tem como objetivo a geração de emprego e renda para pequenos empreendedores. O espaço vai ofertar um ambiente amplo e higiênico, onde será priorizada a comercialização segura de alimentos, evitando, assim, danos à saúde dos consumidores.
Com mais de 100 boxes, área para 100 carrinhos do programa estadual Mais Renda, o novo Mercado de Barreirinhas vai garantir mais conforto, higiene e dignidade para profissionais e usuários.
“Estamos entregando um equipamento de alta qualidade. Investimento de R$ 7 milhões em uma obra que durou cerca de um ano. Temos agora um presente para Barreirinhas, para os feirantes e, acima de tudo, para a população que consome e que compra. Aqui, todos irão encontrar um ambiente agradável e saudável para que possam fazer suas compras”, pontuou o governador Carlos Brandão.

Foto: Secom/Governo do Maranhão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *