São Luís, 06 de outubro de 2024 – Na manhã deste domingo (6), o ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), exerceu seu direito de voto na Unidade Integrada Dr. Clarindo Santiago, localizada no bairro Olho D’água, em São Luís. Dino enfatizou a relevância das eleições municipais para a democracia brasileira, abordando os desafios enfrentados nas últimas décadas e a luta contra as fake news.
“É uma imensa operação logística. Muito em breve haverá uma comparação com os Estados Unidos, e será possível avaliar o êxito da Justiça Eleitoral em garantir que 150 milhões de brasileiros tenham acesso a esse direito, esse dever patriótico. Por outro lado, enfrentamos desafios que se manifestaram na importância de garantir regras justas para que as escolhas sejam boas, livres e conscientes. A internet, a tecnologia e a inteligência artificial reforçam a necessidade de uma presença firme da Justiça Eleitoral”, declarou o ministro.
Dino também destacou a preocupação com a disseminação de informações falsas, afirmando que “infelizmente, isso chegou aos lares dos brasileiros, afetando crianças, jovens e famílias. No processo eleitoral, isso distorce a vontade democrática. Por isso, a Justiça Eleitoral deve ser forte, ativa e presente, tomando decisões mesmo diante de incompreensões, pois essa é uma tarefa fundamental”.
Além disso, o ministro comentou sobre o plebiscito da gratuidade do passe livre para estudantes, que é a terceira votação nas urnas neste domingo em São Luís. A consulta popular foi aprovada por unanimidade em sessão plenária no dia 8 de julho deste ano, após um pedido da Câmara Municipal de São Luís.
“O plebiscito é uma forma de manifestação da democracia direta, permitindo que, independentemente da eleição justa de representantes parlamentares e executivos, tenhamos essa possibilidade que deve ser sempre valorizada”, concluiu Flávio Dino.