O Nubank iniciou hoje a reestruturação de sua área de atuação no Brasil, o que levou ao desligamento de 296 funcionários desse setor. A empresa já vinha fazendo demissões em outras áreas nos últimos meses, mas classificou como ajustes pontuais e envolveram algumas dezenas de funcionários, nada da magnitude atual.
Segundo o Nubank publicado em seu site, a área de Operações foi dividida em unidades independentes focadas em cada produto, o que atendeu ao período passado de expansão de um produto para uma plataforma multiprodutos. “Agora, com um portefólio robusto, e após uma análise profunda de modelos e processos, identificou-se a necessidade de consolidar as equipas de produto numa organização centralizada. Isso permitirá um atendimento ainda mais completo e ganhos de escala, com uma gestão integrada de todos os produtos e Serviços.”
Segundo o banco, com o novo modelo algumas funções e cargos se tornaram redundantes. O Nubank diz que diversos grupos de funcionários já foram ou serão reposicionados internamente em outras funções e equipes. “O Nubank comunicou aos funcionários afetados a decisão do desligamento, agradeceu o trabalho prestado e ofereceu pacote de benefícios, que inclui adicional salarial por tempo de serviço, prorrogação temporária do plano de saúde e verba de apoio para recolocação no mercado . ”
A instituição reforça que, neste momento, não prevê outras reestruturações e diz que, nas demais áreas, segue com ritmo normal de contratações e demissões, de acordo com os planos de negócios e desempenho dos funcionários.
Em Marchar, o banco havia demitido algumas dezenas de funcionários e o que chamou a atenção na época foi uma cláusula de não difamação. Com o movimento de hoje, é pelo menos a quarta onda de demissões no Nubank nos últimos meses. Em dezembro, algumas dezenas de funcionários foram demitidos e, em janeiro, o banco demitiu 40 pessoas e fechou sua área de assessoria de Investimentos.