O vereador Domingos Paz (DC) teve o seu mandato cassado pela Câmara Municipal de São Luís, em sessão nesta sexta-feira, 9. Foram 24 votos pela cassação, 2 abstenções e nenhum voto contra. Paz chegou a renunciar ao cargo de vereador, mas os vereadores entenderam que o pedido de renúncia não obedeceu ao prazo legal, então deram continuidade ao rito de cassação. Ele foi cassado por quebra de decoro parlamentar.
Os vereadores acompanharam o relatório da Comissão Processante, que considerou procedente a denúncia de abuso sexual contra Domingos Paz.
Como manobra, Domingos Paz ainda tentou renunciar ao mandato, na tentativa de evitar o processo de cassação, e manter seus direitos políticos. No entanto, o presidente da Câmara, vereador Paulo Victor, afirmou que a Mesa Diretora não aceitaria a renúncia, alegando que ele havia perdido o prazo legal de renuncia, e o processo teve continuidade, culminando na cassação.
Durante a sessão, Domingos Paz fez um discurso emocionado na tribuna, chegando a chorar, e, ao renunciar disse que iria embora e pronto, ainda dizendo que a esposa é candidata a uma vaga na Câmara Municipal nas próximas eleições.
O caso do vereador ganhou grande repercussão, e houve uma grande pressão popular, principalmente de grupos de mulheres, que foram assistir a sessão como forma de assegurar que o processo ocorresse. Domingos Paz é o primeiro vereador cassado na história da Câmara de São Luís, em 400 anos de existência.